A relação sexual programada (RSP), conhecida também como coito programado, é um tratamento que pode ajudar quando a dificuldade para engravidar acontece devido a um distúrbio da ovulação, como na síndrome dos ovários policísticos, por exemplo. O objetivo deste tratamento é estimular a ovulação para que ela aconteça e que o casal tenha relações sexuais nos dias próximos à ovulação, também conhecido como período fértil.
Para saber se este tratamento é indicado para o seu caso, é preciso primeiro fazer uma investigação médica com o objetivo de descobrir porque a dificuldade para engravidar está acontecendo. Para que a relação sexual programada possa de fato ajudar a engravidar, é fundamental que as tubas uterinas não estejam obstruídas e que não haja nenhum problema com o útero ou com os espermatozoides do parceiro.
Como funciona a RSP
Após a investigação completa e a decisão de se fazer este tratamento, o primeiro passo é a estimulação ovariana para corrigir o distúrbio de ovulação. A estimulação dos ovários é feita com medicações hormonais (pela via oral ou injetáveis, a depender do caso) e começa no início de um ciclo menstrual, por volta do segundo ou terceiro dia após a menstruação.
O objetivo é fazer com que a mulher ovule de 1 a no máximo 3 óvulos naquele ciclo de tratamento. A seguir, faz-se o controle da resposta ovariana com ultrassonografias transvaginais para avaliar o crescimento dos folículos (locais onde ficam os óvulos). Quando se identifica que a ovulação está próxima (pelo tamanho do folículo), o casal é orientado a ter relações sexuais. Se necessário, poderá ser administrado um medicamento para estimular a ovulação.
Qual o tempo de tratamento?
O tratamento dura um ciclo, portanto aproximadamente de 28 a 30 dias.
- Nos primeiros 15 dias é feita a estimulação ovariana e os controles com a ultrassonografia transvaginal para acompanhar o crescimento dos folículos e determinar o período fértil.
- Quando é indicada a administração do medicamento injetável, são necessários cerca de 8 a 12 dias de injeções. Já o medicamento oral é tomado por apenas cinco dias. A escolha do tipo de medicamento é feita de maneira individualizada, de acordo com o quadro clínico da paciente.
- Após cerca de 15 dias da relação sexual programada, realizamos o teste de gravidez.
O quê você pode esperar deste tipo de tratamento?
Ao corrigir o distúrbio de ovulação, a relação sexual programada se aproxima muito de uma tentativa natural para engravidar. Portanto, a chance de sucesso esperada é de aproximadamente 15% a 20% por ciclo de tratamento, podendo inclusive ser menor do que isto se a idade da mulher for maior do que 35 anos.
Quando não obtemos sucesso no primeiro ciclo, é possível insistir com o tratamento. Contudo, estudos apontam que não devemos insistir com este tipo de tratamento por mais do que 3 a 6 vezes, pois depois disto as chances de gravidez são muito baixas e, portanto, é recomendável que se mude a estratégia de tratamento.
A dificuldade para engravidar é um problema comum, que pode afetar as pessoas por motivos diversos. De acordo com um estudo publicado em 2013 na National Institute for Health and Care Excellence, estima-se que cerca de um em cada sete casais tenha dificuldade para engravidar. Se esse é o seu caso, vamos conversar. Aqui, você encontrará um espaço seguro para tirar suas dúvidas, compartilhar suas dificuldades e descobrir qual é o melhor tratamento para o seu caso.